Crítica: Distrito 9

Indicado ao Oscar de 2010, Distrito 9 é uma boa surpresa, tendo Peter Jackson na produção, e não na direção, o filme, em formato de falso documentário, é muito bom; não acho que o vencedor Guerra ao Terror seja superior a Distrito 9 nem a Avatar, mas como já disse aqui, prevaleceu o patriotismo.

A escolha de Johanesburgo, na África do Sul não é atoa, mais um dos méritos do filme que fugiu do obvio de escolher uma cidade americana ou européia, uma vez que quem entende um pouco de história e atualidades sabe que essa cidade é uma das mais violentas do país além de ter marcas do Apartheid, portanto convidando quem está vendo o filme a refletir sobre como foram tratados os negros na África, durante e depois da colonização, e os nativos da América, durante e depois da colonização; sabemos que milhões foram mortos e barbáries foram cometidas, sobre justificativas "humanitárias" semelhantes as apresentadas no filme.

Os campos lembram favelas, parecidas com a do Apartheid, e temos um personagem principal que é o tipo escravo do sistema, cheio de preconceitos, defeitos e tentando impressionar, apesar de suas limitações, porém, depois da dificuldade que lhe é imposta, ele é obrigado a se transformar em alguém valente para lutar pela própria vida, além de combater o próprio preconceito. É sempre bom ver um ator mudando em cena lentamente o seu personagem, tal como em Lawrence da Arábia, guardado as devidas proporções, creio que Sharlto Copley fez bem o papel.

Bem conduzido, efeitos especiais aceitáveis e um ótimo enredo com várias alegorias que remetem a história da humanidade facilmente detectáveis, Distrito 9 deixa um gancho para uma continuação e espero que assim o seja.

SINOPSE:
Em um mundo fictício, extraterrestes tornam-se refugiados na África do Sul, onde ficam segregados dos humanos em uma área chamada Distrito 9. Após quase 30 anos, porém, as autoridades decidem mudá-los de local, o que gera conflitos. ( Yahoo )

TRAILER:


0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin