Japão quer censurar Mangás

Lembrando que se isso for pra frente boa parte dos mangás será censurada, pios mesmo mangás mais leves costumam ter pelo menos uma referência do tipo.

***

A iniciativa de Assembléia Legislativa de Tóquio em limitar a venda de revistas em quadrinhos com cenas de sexo que mostrem menores de idade estourou como uma bomba na terra dos samurais e gueixas.

Se aprovada a lei, os mangás, como são denominadas as HQs no Japão, só poderão publicar personagens que aparentem claramente ter mais de 20 anos de idade. E caso haja sexo com adultos, a venda só poderá ser feita a maiores de 18 anos. A maioridade no Japão é aos 20 anos.

No mangá, um dos maiores símbolos da cultura pop japonesa, é comum mostrar garotas de aparência infantil com sugestivas minissaias e grandes decotes, em histórias que comumente têm um grande apelo erótico.

Esses personagens não poderão "estar envolvidos" ou "aparentemente envolvidos" em atividades que sejam "ou pareçam" sexuais, ou ainda que impeçam o "desenvolvimento saudável das faculdades sexuais dos jovens", diz parte do texto da lei que se pretende aprovar.

De fato, a iniciativa é bem polêmica. Entretanto, não se pode confundir o uso de imagens de personagens aparentando crianças em cenas de sexo como liberdade de expressão. Em outras palavras, isso é pedofilia nua e crua. Agora, é preciso ficar de olhos bem apertos para que a decisão do Legislativo de Tóquio não use isso como instrumento de censura.

Fonte: Yahoo via O Olhar de Lilith.

0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin