Crítica: Sherlock Holmes ( 2009 )

 
Guy Ritchie, nesse filme, mostra que não é apenas o ex-marido da Madonna, com bons filmes no currículo, mas sem contar com um blockbuster, Ritchie provavelmente viu em Holmes a possibilidade de iniciar uma franquia poderosa.

Os livros de Sherlock Holmes, sim eu li TODOS, são fascinantes e possuem elementos que prendem a leitura, tal como a engenhosidade com que as tramas são pensadas, o ritmo e o carisma dos personagens; porém, apesar de já ter tido boas adaptações para o cinema, ele nunca conseguiu realmente fazer sucesso na telona, um enigma digno do Connan Doyle, seu mentor.

Portanto seguir a risca o livro é incorrer no mesmo erro dos antecessores, apesar de fascinante, a história original precisa de adaptações para ganhar o grande público, que gosta de fogos de artifício, heróis, bandidos e virilidade; o Holmes é mais inteligente, porém menos acessível; era necessário então adaptar a história para satisfazer a ânsia do grande público.

Ritchie fez tudo isso, o filme tem explosões, cenas grandiosas, romance, vilão e suspense. Contudo a história não é forte, não consegue prender e chega a ficar cansativa, o vilão não convence e nem mesmo o romance bandido consegue cativar. De positivo temos a filmagem de Ritchie, que usou truques interessantes, e, principalmente, a atuação da dupla Robert Downey Jr. (Sherlock) e Jude Law (Watson), que estão impecáveis e conferiram personalidade aos personagens, esses sim conseguem convencer de que são capazes de representar uma das duplas mais histórica da literatura.



A nova produção chamou atenção e conseguiu fazer um pouco de barulho em meio à floresta de Avatar; construiu a relação de Watson e Holmes e preparou terreno para o próximo filme, talvez o maior vilão do detetive mais famoso do mundo, Moriaty, consiga fazer da seqüência uma película a altura de Sherlock Holmes.



Sinopse: 

O detetive Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e seu fiel parceiro John Watson (Jude Law) envolvem-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra, utilizando suas habilidades físicas e mentais.



Trailer:



0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin