Crítica: 2012


2012 o filme mais aguardado de 2009 seria uma grande mania mundial de fosse lançado em 2000. A história é a mesma, uma introdução com uma historinha absurda para justificar as destruições, as destruições, o herói fugindo das destruições e o final feliz. O único porem é que o filme é sustentado pelos efeitos especiais, algo que impressionaria a dez anos atrás, mas que hoje apenas entretém.

2012 é um ótimo filme justamente por cumprir o roteiro acima e por fazer bem o seu único papel, o de entreter pessoas por duas horas. Ótimo para aquele dia que você quer apenas ver um filme e se impressionar com os efeitos especiais, nada de melodrama ou pseudo-cult inteligente, divertimento puro e simples.

O roteiro é muito fraco, a introdução não convence e o filme é extremamente previsível, o que é normal no gênero, mas nesse caso atrapalha o andar da película porque você sabe que ninguém vai morrer e que tudo vai dar certo, não tem reviravoltas, não tem surpresas, não tem um herói que convence nem um vilão que amedronte. Na falta do roteiro quem toma o papel principal são os efeitos especiais, que nesse filme não é um mero recurso, mas o pilar de sustentação, um ator.

Os efeitos especiais estão maravilhosos, embora a cena do Brasil seja mais interessante no trailer do que no filme. Os exageros, claro, estão todos lá... Um avião bimotor que não consegue ganhar altitude e fica dando rasante na destruição, um avião que é engolido por uma nuvem piroclástica e consegue sair dela, o que é impossível, claro; cenas de carro de tirar o fôlego e o bom senso e mortes justificáveis apenas para efeito de melodrama.

O final do filme resume tudo que foi visto, efeitos especiais incríveis, mas uma justificativa incoerente. O Brasil? Ficou só na cena do Cristo mesmo, acho que se tiver uma catástrofe não haverá ninguém para nos salvar.


Sinopse:Nunca antes na história uma data foi tão significante para tantas culturas, tantas religiões, cientistas e governos. 2012 é uma aventura épica sobre um cataclismo global que traz o fim do mundo e conta a heróica luta dos sobreviventes.

Trailers:




0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin