Coloque o MSN no seu blog.

Alexandre Melo -

Você provavelmente já viu mensagens em fóruns da Web onde aparece o status do usuário (offline ou online) para programas do tipo Instant Messenger como o Windows Live Messenger, Skype, ICQ e similares. Também já deve ter reparado que esta mesma feature vem sendo incorporada a aplicações de webmail como o Hotmail e o Gmail, através das quais é possível trocar mensagens instantâneas com os contatos que estão online. Caso já tenha tentado usar o Messenger a partir de locais em que o mesmo é proibido como na intranet de certas empresas, possivelmente já esbarrou com profissionais que conseguiam burlar esta limitação recorrendo a sites que ofereciam versões web do WLM, não é verdade?

Dada a popularidade deste recurso e a possibilidade de explorá-lo de forma positiva para muitas áreas de atuação (como vendas e ensino), resolvi escrever este artigo onde mostro como a Microsoft facilitou as coisas para que possamos tanto colocar o nosso status em uma página Web como adicionar uma elaborada janela de chat via Windows Live Messenger. Vejamos como implementar mais esta funcionalidade...

Cadastrando a sua conta
Para explorar este recurso, é preciso informar a Microsoft que você deseja utilizá-lo. Isto é necessário, pois o seu uso torna possível a qualquer um na Internet saber se você está online ou não ou entrar em contato com você, o que obviamente pode não ser desejável para boa parte dos usuários do Windows Live Messenger. Para ativar esta opção, siga os passos enumerados a seguir:

1.Acesse o endereço a seguir e efetue o login com a conta que deseja utilizar:
http://settings.messenger.live.com/applications/websettings.aspx

2.Na tela de configuração que será apresentada a seguir, leia os avisos fornecidos pela Microsoft para ter certeza de que deseja utilizar este recurso e a seguir marque a caixa de verificação Permitir a qualquer pessoa na Internet ver o meu estado online e enviar-me mensagens.
3.Clique no botão Guardar.

Isso é tudo que você precisa fazer para ativar esta funcionalidade para a sua conta de acesso ao WLM, formalmente conhecida como Windows Live ID (antigo .NET Passaport).

Obtendo os códigos para incluir na sua página
Conforme mencionamos no início deste artigo, acrescentar estas opções aos nossos sites é algo muito fácil. Especialmente porque a Microsoft já se encarregou de gerar todo o código que precisamos para incluir em nossas páginas. Os próximos passos apresentam como produzir os trechos de HTML necessários:

4.Clique na opção de menu Criar HTML.
5.Na página Configurar o Messenger, observe que há duas opções: Ícone de estado e Messenger.

6.Selecione a opção desejada e copie o trecho de código fornecido no final da página.



Este é o código que você deve colar na sua página. Vale lembrar que alguns sites (como o meu próprio Blog do Linha de Código e do TheSpoke) não permitem a execução de certos trechos de código), portanto não fique frustrado se você não conseguir tirar proveito deste recurso de primeira.



Por Alexandre Melo.



1 comentários:

Pop Blogs disse...

Muito legal esta postagem. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs: http://www.popblogs.net

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin