Publicidade X Criatividade


O artigo abaixo foi enviado para ser publicado no meu blog, caso você também queira compartilhar algo, é só enviar para esse email, clique aqui.

Alexandre Melo - Muitos publicitários acreditam que a publicidade exige muito da criatividade, mas não é bem assim, pelo o que podemos ver hoje, isso é apenas um elemento que compõe um bom publicitário.
Ela em si, não é apenas “um ato ou efeito criar”, mas também é a estratégia do planejamento, que é um dos vários requisitos que a publicidade engloba ao seu meio para a produção de uma peça. Muitas pessoas afirmam que a criatividade é essencial na publicidade, ela é sim, concordo, mas depende da área de atuação de cada indivíduo. Um exemplo é o atendimento, no qual não é exigida criatividade e sim atenção para poder montar-se um briefing. Outra área em que não se exige muita criatividade é o pantoneiro que só existe em grandes agências ( aquelas nas quais fazem artes impressas ) e ele tem apenas a função de entender as cores e suas misturas, e que por sua vez é mais um fator no qual não se exige muito da imaginação ao fazê-lo. Já na área de criação, direção de arte, redação exige um pouco mais da visão criativa de nós publicitários, pois é uma modalidade na qual precisa-se incorporar ao produto ou a peça que está sendo criada tal elemento para garantir-se uma melhor performance no trabalho. Já a inspiração para a criação de uma peça não surge do nada, ela exige uma pesquisa acerca do produto, o mercado que ele vai abranger e outros fatores mais.
Não vejo o porquê de uma pessoa que não se julga criativa, não trabalhar como publicitária, pois a criatividade não nasce de uma hora para outra, ela deve ser estimulada, e um meio no qual ela se estimula isso é a visualização de atos, fatos e muitas outras coisas que acontecem no nosso dia a dia, que muitos não observam. Com isso você pode começar a desenvolver um olhar crítico sobre estes fatores.
Contudo essas idéias criativas podem sim ser um hobby para poucos e já para alguns nem sempre é utilizada de forma adequada. Então se você se acha com pouca criatividade ou não criativo isso é bobeira, pois um bom publicitário encara todas suas dificuldades de frente, e se tiver esse sonho não desista por causa disso. Seja você, ache o ponto que te faça diferente dos outros.
“Publicidade é a arma da criatividade e da estimulação de todos nós seres humanos para o consumo”
(Alexandre Viola Melo)


0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin