A matemática burra da Globo


Globo Esporte - O Atlético-MG tem a maior média de público como mandante no Campeonato Brasileiro, com 45.434 atleticanos por jogo. Mas isso não significa que consegue o melhor aproveitamento quando se calcula a porcentagem de torcedores conforme a capacidade total do estádio. Na verdade, quem enche mais o seu "caldeirão" é o Náutico com 70% de preenchimento em seus jogos. O Timbu tem uma média de 15.481 pessoas nos Aflitos, que comporta 19.800

Fonte: Globo Esporte.

Qual é o erro gritante que está ai? É obvio que é muito mais facil lotar um estádio para APENAS 20.000 pessoas do que um para 68.000 pessoas! Parabéns ao jornalista Felippe Costa que fez essa brilhante e inútil matéria, foi capaz até de fazer gráfico e tabela, mas o mais importante, e que grita aos olhos do mais banal torcedor, não foi levado em consideração, a capacidade do estádio X torcida.

Então um time com um estádio para 300 torcedores, que consiga, portanto, 100% de ocupação, seria o campeão de público do Brasil? Vamos dar os parabéns a esse fantástico jornalista.


2 comentários:

Anônimo disse...

ele ta certo! pra quem entende de estatística sabe o que ele quis dizer!

=]

Lemon Blog disse...

Eu estudei estatística e não concordo com ele. Ele não levou em consideração vários fatores que deveriam ser levados.

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin