Internautas fazem abaixo assinado contra acordo Brasil-Vaticano


O Brasil selou acordo com o Vaticano - Igreja Católica - para que o Ensino Religioso seja obrigatório nas escolas. O problema disso é que, constitucionalicimamente, o Brasil é um estado laico, ou seja, separado da religião, onde essa não interfere nas instâncias governamentais e educacionais.

Em nível de educação, o ensino religioso interfere com a religiosidade dos alunos não-católicos, podendo constranger Evangélicos, Muçulmanos, Espíritas, Judeus, etc. Houve, e ainda há, inúmeros casos de alunos sendo constrangidos pelos professores dessa matéria por não aceitarem, ao menos, rezar uma prece católica, afinal, não é aquilo que eles acreditam, sendo que algum desses casos foram parar na justiça, por constrangimento de um menor de idade que está no colégio para estudar, não para rezar.

Por conta disso o Ensino Religioso saiu da grade curricular, dando lugar a matérias como Formação Humana, Filosofia e/ou Sociologia; resolvendo o conflito religioso e não ofendendo nenhuma crença ou credo de algum aluno, o que seria certo em um estado laico.

Mas como o nosso presidente mal freqüentou a escola, acho que esses problemas não são visíveis a ele, fazendo com que ele aceitasse um esdrúxulo acordo voltando com essa infame matéria para dentro das salas de aula! Repito, sala de aula é lugar para estudar, não para rezar e todos os alunos tem direito a escolher a própria religião sem que sejam forçados a assistir uma aula tendenciosa para uma determinada religião, ferindo a religiosidade do mesmo.


Sendo assim alguns internautas fizeram um abaixo assinado contra esse acordo, acreditando eles que: "entendemos que a concordata assinada entre o Brasil e o Vaticano no dia 13 de novembro de 2008 constitui uma violação a princípios básicos da democracia brasileira e uma afronta à Constituição do país -- particularmente o art. 19, que proíbe o Estado de subvencionar ou estabelecer aliança com cultos religiosos ou igrejas. Ao invés de procurar diminuir as desigualdades que sofre o país, esse acordo as promove, criando privilégios às custas do erário e violando direitos fundamentais de milhões de cidadãos brasileiros.

Por isso, pedimos enfaticamente aos senhores parlamentares do Congresso Nacional que não ratifiquem esse acordo, sob o risco de trair os interesses da nação e a vontade dos eleitores."


Clique aqui para assinar o abaixo assinado
.



1 comentários:

Ceifador disse...

Mto bom o post aew, jah votei tbm (abaixo ao Heil Ratzinger)
postei seu link no meu blog

http://grimreaperex.blogspot.com/2009/08/links-de-sabado-001.html

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin