Professor, que notas são essas!?


Sou Geógrafo e posso falar.
A profissão de professor está acabando por vários motivos, dentre eles:

1 - Liberdade. Em colégios evangélicos o professor TEM que ser evangélico, salve algumas raras exceções. Experimente colocar wicca no curriculum, provavelmente nem colégio laico ( que não tem ligação com religião ) vai chamar o professor para uma entrevista.

2 - Os alunos são os patrões e eles sabem disso, daí a baderna.

3 - Na escola pública: "O governo finge que paga, o professor finge que ensina, o aluno finge que aprende". Conheço vários casos de professores que foram ameaçados.

4 - Reprovar só em último caso e o aluno sabe disso.

5 - Os diretores de escola são verdadeiros boçais, não estão preparados para a função. Se você coloca um gestor como diretor, ele não vai saber olhar o lado educacional, não saberá tratar os alunos nem os professores. Já se você colocar um professor como diretor, vai perder um ótimo professor e ganhar um péssimo gestor.

6 - Pedagogos são um dos grandes responsáveis por destruir a profissão. A escola plural é linda no papel e inviável num país como o Brasil, só alguém que nunca deu aula, um pedagogo, não sabe disso. Experimente usar a pedagogia do afeto no último horário, ao meio dia, depois de uma aula de educação física, numa sala pequena com 50 adolescentes agitados, suados e com fome.
Portanto, conclui-se: Pedagogo é aquele que sabe tudo de uma sala de aula sem nunca ter entrado em uma. - Sim, eles entram, mas entrar e ficar no fundo anotando é uma coisa, dar aula no ensino médio é outra.

7 - No Capitalismo o respeito vem pelo dinheiro. Os salários dos professores são risíveis, portanto o respeito, que antes era forte, já não existe mais. Salário de professor virou piada, a profissão também.

Tem mais, mas é melhor parar por aqui.

12 comentários:

geralidadesdavida.net disse...

Durante muito tempo alimentei a idéia de um dia ser professor de história. Devido a esses casos que vc mencionou no post que decidi mesmo tentar para jornalismo. Um dia chego lá!

Marco Damaceno

Anônimo disse...

Um Geógrafo, que se diz tão culto e capaz, deveria ter a sábia capacidade de não menosprezar os outros, e aprender que não se deve generalizar uma classe com tal desrespeito. Talvez sua última namorada, aquela que te largou para ficar com um cara legal, deva ter sido uma pedagoga. Abraços asshole! (Y)

Anônimo disse...

pedagogo não serve para nada...
só para dar aulas sobre uma matéria que sequer estudou...

Anônimo disse...

e falando da charge, a culpa vem dos pais dos alunos tambem....

comÉx disse...

é fácil generalizar, sem embasamento como muitos post daqui, mas como toda profissão existem os bons e ruins profissionais, mas infelizmente o numero de ruis supera o de bons, com isso as pessoas acabam generalizando. Mas quanto a educação do país não precisa dizer nada que já esta no buraco, e se fossemos comentar os fatores disso daria uma lista gigante... muito bom o post...

Anônimo disse...

e falando da charge, a culpa vem dos pais dos alunos tambem....(2)

Educação antes de fundamental "vem de berço". Isso até os pedagogos que se sentiram ofendidos devem concordar. Porém creio que o meio também transforma o ser, e o meio de hoje é tão bombardeado de informações sem o mínimo controle que fica quase impossível moralizar a conduta de uma criança que mais tarde irá para a escola. Esse problema da era da informação já são discutidos na academia a muito tempo. Isso tudo foi previsto antes. No entanto existem teóricos que propoem uma era voltada aos relacionamentos humanos. Como se dará isso? Será a solução? Quem sabe? Desculpem mas sei que nada sei. Tenho uma sobrinha de 4 anos de idade e só sei que é bem diferente das crianças de 4 anos de dez anos atrás.

Dany disse...

Lucas, tb sou professora e, apesar de gostar do que faço, concordo plenamente com vc!!!
Escrevi recente um post sobre este assunto. Dá uma passada no meu blog e leia este post: http://quartinhodadany.blogspot.com/2009/09/bomba-neles-nos-bandidos-nao-nos.html
Grande abraço!

Anônimo disse...

Caiu na minha redação da escolaa!

luiz ,o quimico disse...

os pedagogos é que controlam a educação neste país.Nós ,os professores, é que permitimos isso.Hoje em nome de atrair os alunos para escola querem transformá-la em um parque de diversões , tudo tem que ser fácil e divertido.Esta é a proposta deles.O que esperar de pessoas que sempre fugiram da química,biologia , matemática ,português ,física ...

Saber e Sapor cpead.bpi.eliete disse...

creio que temos aqui um lamentável equivoco e uma generalização sem sucesso. Bem não se faz educação sem pesquisa, pesquisamos porque buscamos...Durante todos os dias que trabalhei observei os biólogos, geólogos,matemáticos passar 2h aulas solicitando para aluno copiar a pagina 34,35,36...passando um filme do Rimen,quando passa todo o período procurando o botão do play e tentando ler o manual do vídeo para saber como funciona sem ouvir nenhum aluno que sabe como funciona a mecânica do aparelho de olhos fechados...observei também 3 períodos de uma única só conta no quadro e o que ensina falando no celular e muito moderna com seu MSN e orkut e os alunos entrando e saído da sala dizendo é a mesma conta da aula passada acho que é revisão permanente,mas aprova vem da internet as dos cursinhos ou das escolas particulares sempre tiramos zero! É SÓ PARA PENSAR UM POUCO!
E estas observações não advêm de alguém que nunca entrou numa sala de aula mas de quem se especializou em dar aula em em ensinar e aprender com alunos,pais e professores. Aprendo também com você que não foi escolhido para fazer o ofício de mestre.Muitos serão chamados mas poucos serão escolhidos.
Abraço a tod@s!
Eliete Lucena

Anônimo disse...

Pedagogas são umas desgraças pra educação desse país.Elas tem uma moral doida dentro da escola.Os Professores tem que ficar submissos e encolhidos por causa dessas pestes.Já não basta os "salarios" baixos,os alunos cada vez mais relaxados,ainda temos que aturar isto.Alguem sabe me dizer pra que serve essas porras de plano de aula,reuniões,relatórios e mais besteiras desse tipo de gente?Essas palhaças na maioria das vezes nem sabem o que é o assunto e ficam exigindo dos professores o 'teatrinho' desses planos de aula.Cadê aquela proposta curricular que se entrega no começo do ano?O que essas porras vão fazer com tanto papel de planos?Enquanto isso,o que era pra ser feito por verdadeiros profissionais da área não é feito como verificar laboratório,exigir dos pais e alunos,disponibilizar materias para os professores,agendar visitas estratégicas,valorizar bons alunos,caracterizar a escola como ambiente educacional,promover intercambio com outras escolas,etc.ESSAS DESGRAÇADAS querem fazer pose de importante dentro da escola e inferiorizar professores e o conhecimento -que elas chamam de conteúdo,provalvelmente porque não sabem de nada,quanto mais admitir a verdade.

Dellis disse...

Sou apenas uma mãe de aluno do 3º ano do EM e li todos os comentários... cada um com sua razão! Mas, acredito no Pedagogo que quer o melhor da educação. Assim como acredito no professor que quer o melhor dentro de uma sala de aula!! Defendo que a escola e a família devem caminhar juntas, na busca de um melhor futuro para os jovens e para o País! Educação vem de casa e se fortalece na escola! Não adianta aqui, dizer que este ou aquele é o culpado. Todos somos responsáveis!

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin