As merdas que a imprensa fala sobre aviação - Parte 3


É só acontecer um acidente que qualquer arremetida vira notícia na mídia.

O processo de arremetida é quando um piloto "desiste" de continuar o pouso e faz uma nova aproximação para tentar novamente, algo muito comum e que não coloca a vida dos passageiros em risco, pelo contrário. Tal processo é uma decisão do piloto quando o avião está fora da velocidade ou da altura ( não é altitude, é altura ) da rampa de descida. Pode também ser uma decisão da torre do aeroporto por qualquer motivo que seja.

Esse processo é uma precaução, evita acidentes. Alguns pilotos valentões, que na arrogância de não arremeter, acabaram se acidentando. Portanto, fazer mídia em cima de um processo de segurança é altamente irresponsável, pois a arremetida deve ser encorajada quando necessária, não o contrário, feito de palco de circo para jornalista aparecer.

Veja exemplos:
Notícia do dia 07/06/2009 do jornal O Dia.

Voo da TAM arremete no Galeão

Rio - Passageiros do voo TAM JJ 8002, que fez o trajeto Salvador-Rio de Janeiro, na noite deste domingo, passaram por momentos de tensão. No momento em que o avião se preparava para aterrissar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, ele teve que arremeter, causando pânico em todos a bordo.

O avião saiu da capital baiana às 18h. A chegada no Rio estava prevista para às 20h. Mas o desembarque só aconteceu por volta das 20h50.

Durante cerca de 15 minutos, os passageiros ficaram sem saber o que havia ocorrido. Somente depois, o comandante avisou que o avião teve que arremeter, após uma ordem dos controladores do voo, mas sem explicar o que provocou a tomada da decisão.

Fonte: O Dia.

***

Totalmente desnecessário né?

Agora a cereja do bolo! A rede Globo foi capaz de filmar uma arremetida de um Fokker-100 da TAM e transformar em notícia! Essa é do Bom dia Brasil da Rede Globo do dia 19/07/2007.


Filmagem maravilhosa, mas não precisava disso né?

Arremetida filmada de dentro de um Airbus da TAM.

2 comentários:

Everton disse...

Graande comentário...até que fim vi algo na internet sobre aviação q valha apena..meu Deus do céu, a mídia ta perdida. Cada acidente é uma avalanche de merda. Não se você tem algum envolvimento na aviação, mas de cara ta de parabés pelo post, bela abordagem. Quando arremetem, é para a segurança de todos, não para causar um momento de "tensão"...


Abraços

Lemon Blog disse...

Obrigado Everton. Não, eu não tenho nenhum envolvimento com aviação.

Com certeza, mto melhor o piloto arremeter do que varar a pista ou coisa pior.

abraço.

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin