Oasis - Dig out your soul


Pretendo fazer algumas críticas de álbuns e, aproveitando as matérias especiais do Oasis que estou fazendo, em face da turnê da banda no Brasil, começarei pelo trabalho mais recente da banda, Dig Out Your Soul.

Não gosto de críticas e de críticos, pois a crítica não passa de uma opinião bastante pessoal, em que alguns babacas se julgam experts e isentos no assunto, algo impossível em se trantando de música. Se o crítico fosse tão bom, porquê ele mesmo não monta uma banda e faz sucesso? Além das chatices em endeusar bandas de pouca produção - Artic Monkeys, ou bandas "viajadas" - Radiohead, ou fenômenos da internet - Vanguart, Mallu Magalhães... É patético! Se uma banda faz sucesso pela sua competência e vira mainstream eles torcem a cara, como fizeram para Oasis, U2 e até mesmo Strokes. Portanto eu reconheço, a minha crítica é uma opinião apaixonada, seja pelo amor ou pelo ódio, não sou isento e falo aquilo que eu penso e sinto, achou ruim? Fecha o navegador e seja feliz.

Lançado em 2008, Dig out your soul é a continuação do bem sucedido Dont believe the truth, que marca uma mudança no som do Oasis, mais rock, viceral! Mais Stones do que Beatles, mas sem deixar de ter alguma balada arrebatadora. Produzito pelo Dave Sardy ( discípulo do Rick Rubin, o produtor do álbum Californication do Red Hot ), um verdadeiro mago que transforma demo tapes em hits, que transforma um rock simplório, como o do Jet, num grande sucesso que toca em rádios e boates alternativas, do mainstream ao cult.

Noel Gallagher continua polivalente, tocou bateria, guitarra, baixo, teclados e compôs as melhores músicas do álbum, embora os outros membros também tenham dado a sua contribuição, cada vez mais presente. A voz do Liam não é a mesma dos tempos de Wonderwall, mas com a produção do Sardy isso é minimizado, embora fique evidente ao vivo a diferença. O filho do Ringo Star dos Beatles, Zak Starkey, retorna nesse álbum e coloca as suas baquetas na maioria das músicas, para alegria dos fãs.



01 - Bag it up - Backing animal feito pelo Noel Gallagher, melhor cantor do Oasis. Voz do Liam como nunca visto antes, genial!!! Música do Noel. Bateria tocada pelo próprio Noel e incrementada pelo Zak Starkey.

02 - The Turning - Simples e com refrão marcante, solinho bem executado no meio da música, totalmente Oasis.
Música do Noel Gallagher.

03 - Waiting for the rapture - Bateria pesada e marcante na música toda. Vocais incríveis do Noel, mostrando muita tecnica vocal, fazendo backing de si mesmo. Noel compôs e também tocou bateria nessa música.

04 - The shock of the lightning - Primeiro single do álbum. Rock de dar inveja a bandas como Rolling Stones, solo de bateria animal no final da música e vocal do Liam com muita presença.

05 - Im Outta time - Enfim o Liam Gallagher conseguiu fazer uma bela música, linda balada, a melhor música lenta do CD, talvez uma das melhores do Oasis. No final tem trecho da última entrevista dada pelo Jhon Lennon dos Beatles antes da sua morte. A letra dela é maravilhosa, humilha as outras músicas que o Liam fez, mas também... humilhar Songbird não é tarefa muito difícil.

06 - Get off your High horse lady - Noel compôs e cantou essa música country folk. Mallu Magalhães, escuta essa aqui para você aprender a fazer música.

07 - Falling Down - Última música do Noel no álbum, também cantada por ele. A melhor versão dessa música é a do The Prodigy e do Chemical Brothers, mas a que entrou no álbum também é muito boa. Uma das melhores letras do Noel com perolas como:
"i try to talk with got but no avail"
"if you wont save me, please dont waste my time".

08 - To be where theres life - Música do guitarrista Gem. Vale pela semelhança com "Within you without you" dos Beatles. Bom vocal do Liam, porém não empolga.

09 - Aint got nothin - Outra música do Liam Gallagher, boa, uma das melhores do vocalista principal do Oasis, mas não está a altura do álbum.

10 - The nature of reality - Música do baixista Andy Bell. Empolgaria os fãs de White Stripes, mas a mim, fã de Oasis, não agradou.

11 - Soldier On - Essa música do Liam quase não entrou e deveria não ter entrado. O ínicio dela promete muito, seria a música que o Travis não fez, mas ficou só na promessa mesmo. A bateria dessa música é toda executada pelo Noel Gallagher, gênio é assim mesmo, faz tudo e tudo que faz, faz melhor que todo mundo.




Singles - vídeo clips oficiais.

The shock of the lightning.



Im outta time.



Falling Down.



0 comentários:

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin