A magia do Photoshop.


Quando eu era um pouco mais hipócrita condenava o Photoshop, mas agora percebo que ele é um instrumento que, as vezes, até ajuda na auto-estima de algumas pessoas, além de desmascarar esses modelos de revistas; incluindo as coelhinhas da Playboy, desenhadas por Deus mas retocadas pelo Photoshop, ou alguém acha que elas não tem sequer uma celulite?

Na imagem ao lado e abaixo fica claro isso. Existe uma técnica um pouco complexa para atingir esse resultado, mas se você é preguiçoso, como eu, e quer apenas deixar a sua foto apresentável, como eu, pode procurar algum plugin. Recomendo o Portraiture, não posso colocá-lo aqui, mas quem procura acha! Site do fabricante do Portraiture, onde vocês podem conferir alguns exemplos, clique aqui.

Só condeno quando existe um excesso na foto, já presenciei casos em que a pessoa mudou de cor - síndrome do Michael Jackson virtual - e não acho isso legal.

Saber tirar foto já ajuda bastatne para fazer uma foto apresentável, distante de querer ensinar alguém aqui a ser fotografo, colocarei abaixo apenas algumas dicas:

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Fotos e dicas sobre fotografia retiradas, com autorização, do blog Alexandre Viola Melo, clique aqui para acessar.

9 comentários:

Alan Salgueiro disse...

Adorei as dicas! Tenho uma câmera digital da Polaroid com 5.1 megapixels e nunca entendi porque a qualidade das fotos é tão ruim. Talvez com essas dicas eu possa melhorar o desempenho dos clicks!

Móó legal disse...

sou a favor do fotoshop em revista de mulher pelada...
se fosse pra ver estrias olhava as meninas da vida real ora porra...
AEUAuheuaHEUAuehauHEUHEUAHUEHauha

--
WWW.MOOLEGAL.WORDPRESS.COM

Lemon Blog disse...

ahaiuhah
é verdade

Blog Oficial Luis Fabiano disse...

Bom eu como trabalho com o photoshop sei como é, realmente podemos fazer coisas surpreendentes neste famoso programa!

Ótimo blog!

Sóda Games disse...

Parabéns pelo blog amigo. Está com o layout maneiro. O photoshop é a cura para toda feiura.du

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

James Almeida disse...

Photoshop é a salvação!
*-*

Eu sempre sigo essas dicas, ao menos, tendo segui-las.
sahusahusahuashuashusauh

bruc's disse...

cara admiro quem trabalha com PHOTOSHOP, nao manjo muito.... HAHAHA

parabens pelo blog.. se puder: http://brunosass.blogspot.com/

Rafael Portillo disse...

=====================================
Rapaz, muito bom o seu blog. Quer dizer, eu confesso que li o primeiro post e não gostei, mas li esse e o abaixo.

Então meus parabens. Escreve bem, organiza tudo, e ainda por cima tem coisas legais. Vou te seguir pelo feed RSS, para meu total desespero, pois não sei mais o que fazer com tanto feed...
=====================================
http://www.raopo.com.br - Blog De Variedades
http://www.teiacast.com.br - O Mundo Dos Podcasts Brasileiros
=====================================

Nessullius disse...

opa, nem li seu post mas já sei do que se trata, eu tou dando uma estudada em tratamento de fotos digital, uma imagem de 2 megas sem tratamento chega a 100 megas facinho :)

abraços, valew pela visita!

Postar um comentário

.

Links Legais

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin